Programação

III EPLIN Encontro de Professores de Línguas do Litoral Norte


sábado, 14 de setembro

Texto, enunciação e as práticas de ensino em língua materna: a semântica nas aulas de língua portuguesa

Palestrante(s): Claudia Reis.

Data: 14/09/2019 Horário: 09:00h às 10:00h Carga-Horária: 60 Sala: Auditório

A proposta é discutir de que forma as questões propostas pela Semântica Histórica da Enunciação podem trazer contribuições para a prática docente, especificamente nas aulas de língua materna. Dessa forma, apresentarei o quadro teórico e uma reflexão sobre a forma como a semântica é tratada enquanto um conteúdo das aulas de língua portuguesa, problematizando os alcances e limitações dessa forma de apresentação.

Tipo: Mesa-Redonda Total de Vagas: 0 Vagas Restantes: 0

A importância da concepção dialógica da linguagem no ensino de Língua Portuguesa

Palestrante(s): Simone C. Mussio.

Data: 14/09/2019 Horário: 09:00h às 10:00h Carga-Horária: 60 Sala: Auditório

Este trabalho tem por objetivo apresentar como a concepção dialógica da linguagem de Bakhtin tem propiciado novas perspectivas para o ensino de língua, tendo como foco o ensino da Língua Portuguesa (LP). Busca-se, assim, refletir sobre as mudanças ocorridas na disciplina de LP, no que tange a fatores internos, intimamente relacionados à evolução da própria área da linguística, bem como a fatores externos, os quais fazem referência a situações sociais, políticas e culturais. À vista disso, tenciona discutir como a compreensão da concepção de língua adotada pelo professor regerá sua prática de ensino/aprendizagem. Seu modo de entender e interpretar a linguagem definirá a sua forma de trabalhar com o ensino da língua em sala de aula. Desse modo, o ensino de LP pautado nos preceitos da teoria bakhtiniana se dá através da intersubjetividade, que é tida como cerne dessa concepção. Nessa perspectiva, a prática em sala de aula ocorre tendo como base a linguagem como forma de interação. Assim, a linguagem assume sua dimensão histórica e social, sendo, portanto, indissociável ao homem. Como é retratado por Bakhtin (2003), o seu uso precisa estar relacionado com a vida, pois é na situação real de comunicação que a palavra ganha sentido. Nesse sentido, cabe destacar que esta concepção de ensino que preza pela interação não objetiva alterar as normas, padrões ou valores adquiridos pelos alunos, mas sim trabalhar conteúdos associados às potencialidades da língua, de modo que o aprendente possa compreender as diferentes variedades linguísticas, as quais são estabelecidas segundo os mais diversificados contextos. Almeja-se, assim, com este trabalho, promover uma contribuição positiva para o ensino de língua materna, por meio de uma perspectiva que auxilie um ensino/aprendizagem mais significativo e com uma maior interação entre professor e aluno.

Tipo: Mesa-Redonda Total de Vagas: 0 Vagas Restantes: 0

Língua e Ensino sob uma perspectiva discursiva: efeitos e deslocamentos

Palestrante(s): Juliana de Castro Santana.

Data: 14/09/2019 Horário: 09:00h às 10:00h Carga-Horária: 60 Sala: Auditório

Considerando a estreita relação entre o referencial teórico que sustenta um fazer pedagógico e seus efeitos e consequências que vão além do aspecto cognitivo, o objetivo desta fala é abordar alguns conceitos caros à Análise de Discurso, tais como os conceitos de Língua, Discurso e Interpretação, de modo que possamos vislumbrar os deslocamentos que esta perspectiva pode produzir não só no ensino de línguas, mas no ensino de qualquer disciplina cuja transmissão do saber passa, inevitavelmente, pela linguagem. Para ancorar e ilustrar a discussão proposta, serão apresentados alguns exemplos vivenciados em sala de aula, bem como atividades retiradas de materiais didáticos apostilados.

Tipo: Mesa-Redonda Total de Vagas: 0 Vagas Restantes: 0

Atividades dialógicas no ensino de língua materna: da teoria à prática

Palestrante(s): Simone C. Mussio.

Data: 14/09/2019 Horário: 10:30h às 13:30h Carga-Horária: 180 Sala: 204

Este minicurso tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre os tipos de concepção de língua adotados por professores em sala de aula, tendo em vista suas respectivas posturas e atividades ministradas. Assim, discutiremos como a adoção de determinadas atividades contribuem (ou não) para um real aprendizado por parte dos alunos. Em seguida, será apresentada a teoria dos gêneros discursivos, a partir do pressuposto teórico do Círculo de Bakhtin, e faremos proposições de atividades práticas analíticas segundo a concepção de língua como meio de interação.

Tipo: Minicurso Total de Vagas: 20 Vagas Restantes: 0

O uso de gêneros discursivos no ensino de língua inglesa

Palestrante(s): Cristiane Oliveira Campos Gonella.

Data: 14/09/2019 Horário: 10:30h às 13:30h Carga-Horária: 180 Sala: 205

Conforme apontado por Dolz e Schneuwly (2011), os gêneros se constituem em instrumentos tanto de comunicação (se colocando entre o sujeito que age e o objeto/situação de ação) como de ensino (se colocando entre as práticas de linguagem e as atividades de aprendizado). Como instrumentos de comunicação, os gêneros discursivos, ao apresentarem forma, conteúdo, linguagem, propósito e público-alvo relativamente estáveis, nos orientam nas situações comunicativas recorrentes, auxiliando tanto a produção quanto a interpretação de textos. Nesse sentido, como instrumentos de ensino podem auxiliar na preparação dos alunos para as demandas comunicativas que irão enfrentar, ou seja, podem auxiliá-los na utilização eficiente e situada da língua, impactando, inclusive, na confiança e motivação no processo de ensino-aprendizagem de inglês. Nesse minicurso, faremos inicialmente uma discussão teórica sobre a concepção de gênero discursivo e seu potencial no ensino de línguas e, na sequência, realizaremos uma oficina prática de produção de material didático para o ensino de inglês a partir dos gêneros.

Tipo: Minicurso Total de Vagas: 20 Vagas Restantes: 0

Narrativas, Gamificação e o Ensino de Literatura

Palestrante(s): Juliana Lucia do Amaral Molnr Garrido do Nascimento.

Data: 14/09/2019 Horário: 10:30h às 13:30h Carga-Horária: 180 Sala: 206

A gamificação, compreendida neste minicurso como ferramenta no processo de ensino, tem como elemento de grande importância a narrativa, que exercendo papel de fio condutor ao longo da proposta de aulas gamificadas corrobora para manutenção do engajamento, atenção e motivação dos alunos. Nesse sentido, é possível utilizar histórias que compõem a grade curricular, bem como estimular a construção do conhecimento sobre as características de movimentos literários.

Tipo: Minicurso Total de Vagas: 20 Vagas Restantes: 0

O texto teatral nas aulas de espanhol

Palestrante(s): Robson Hasmann.

Data: 14/09/2019 Horário: 10:30h às 13:30h Carga-Horária: 180 Sala: 207

Representar e encenar situações comunicativas são recursos bem presentes nas aulas de ELE. Da mesma forma, a criação de diálogos que simulam contextos de língua em uso se torna uma ferramenta motivacional muito explorada em diferentes níveis de aprendizagem. A partir dessas constatações, o minicurso se propõe a refletir sobre o uso do texto teatral em sala de aula. Pretende-se abordar as potencialidades desse gênero, seja em sua forma literária, seja em sua forma espetacular, por meio de breve discussão teórico-conceitual, apresentação de autores e obras da dramaturgia hispânica moderna e exemplos de atividades para as aulas.

Tipo: Minicurso Total de Vagas: 20 Vagas Restantes: 13

Ensino De Língua Portuguesa Para Surdos: A Legislação E A Prática

Palestrante(s): Thiago Bordignon.

Data: 14/09/2019 Horário: 10:30h às 13:30h Carga-Horária: 180 Sala: 210

A legislação brasileira que trata do ensino de língua portuguesa para estudantes Surdos é clara em diferenciar a formação do profissional que atuará com esse público, porém instituições públicas e particulares estão privilegiando a formação de profissionais para o ensino da língua brasileira de sinais para ouvintes e negligenciando o ensino da língua portuguesa para surdos. Acredita-se que ensinando Libras para ouvintes superará a barreira de comunicação, todavia, a via deve ser dupla formando a comunidade Surda na leitura e escrita da língua portuguesa oportunizando autonomia em diversos contextos sociais, principalmente a educação. O objetivo deste trabalho é esclarecer que a formação para o ensino de língua portuguesa para estudantes Surdos passa por outro viés, diferente daquele aprendido nos cursos de licenciatura em Letras, que focalizam o usuário nativo, falante, ouvinte e praticante da cultura brasileira. Visitar a legislação pertinente. Analisar a ementa da disciplina de língua portuguesa do Ensino Médio do IFSP verificando a compatibilidade do ensino para estudantes ouvintes e estudantes Surdos.


Palavras-chave: Educação para Surdos. Ensino de Português. Ensino de segunda língua. Libras e Português. Letramento para Surdos.

Tipo: Minicurso Total de Vagas: 20 Vagas Restantes: 0